A Polícia Federal acredita que a Procuradoria-Geral da República (PGR) deverá apresentar a primeira denúncia sobre a suposta trama golpista ainda nesta semana.
A interlocutores, o procurador-geral Paulo Gonet Branco teria admitido estar com a decisão pronta.
A denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-ministro Walter Braga Netto deverá ser a primeira, segundo a analista Luísa Martins, da emissora CNN Brasil.
Bolsonaro foi indiciado por crimes como “abolição violenta do Estado Democrático de Direito”, “golpe de Estado” e “organização criminosa”. A PF espera que Gonet reconheça todas as acusações, que somam penas de até 28 anos de prisão.
O ex-presidente foi indiciado pela PF em novembro de 2024, junto com 39 pessoas, incluindo ex-ministros e militares de alta patente, como os generais Braga Netto e Augusto Heleno.
Para evitar que o caso interfira no cenário eleitoral de 2026, ministros do STF defendem que o julgamento seja concluído ainda em 2025.
Se as denúncias forem aceitas, os investigados se tornarão réus, e o STF precisará definir a data do julgamento de mérito das acusações.