São Paulo tem dia mais quente do ano com 34°C e calor segue intenso

O calor foi causado por uma massa de ar quente que se instalou sobre o estado e deve permanecer até quinta-feira (20).


A cidade de São Paulo registrou nesta segunda-feira (17) o dia mais quente deste verão e do ano. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) apontou 34°C na estação do Mirante de Santana, na Zona Norte, onde é feita a medição oficial. O instituto ainda realiza uma medição manual à noite, o que pode elevar a marca registrada.

O recorde anterior havia sido em 22 de janeiro, quando os termômetros marcaram 33,8°C na mesma estação. A Defesa Civil chegou a divulgar 34,2°C, mas o Inmet confirmou 34°C como a maior temperatura do dia. Já em Parelheiros, no extremo sul da capital, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) apontou 35,9°C.

Em meio ao forte calor, Ivonei Duarte, de 63 anos, desistiu de uma caminhada no parque Ibirapuera e buscou sombra. “Troquei o exercício pelo descanso e estou pensando em trocar o descanso por um sorvete.”

Na avenida 23 de Maio, os picolés faziam sucesso entre os passageiros. Glória Joelma, de 37, ambulante no local, disse que nunca vendeu tantos. “Os de chocolate saem muito, mas tem quem prefira os mais curiosos, como queijo com goiabada.”

O calor foi causado por uma massa de ar quente que se instalou sobre o estado e deve permanecer até quinta-feira (20). O Inmet prevê máximas de até 35°C nos próximos dias. A Defesa Civil emitiu alerta para o estado até quarta-feira (19) e orienta a população a evitar exposição ao sol das 10h às 16h, usar proteção solar, chapéus e roupas leves, além de se hidratar bem.

A terça-feira (18) seguirá quente, com sol forte e mínima de 23°C na madrugada. Durante a tarde, a máxima será de 34°C. O CGE informa que no fim do dia pode haver pancadas isoladas de chuva, com rajadas de vento, raios e risco de alagamentos.

O calor extremo se espalhou pelo estado. Iguape, no litoral sul, registrou 40°C, enquanto Bertioga teve 38°C. No interior, cidades como Valparaíso, Ourinhos e Rancharia passaram dos 36°C.