Cerca de oito pessoas morreram após uma forte tempestade atingir o estado de Kentucky, causando enchentes que inundaram estradas e casas, disse o governador Andy Beshear neste domingo (16). Outra morte foi registrada no estado da Geórgia, segundo autoridades locais.
Os socorristas entraram em fase de busca e resgate, realizando mais de “1.000 resgates em menos de 24 horas”, afirmou Beshear. O governador classificou a tempestade como “um dos eventos climáticos mais sérios com os quais lidamos em pelo menos uma década”.

Vídeos mostram árvores caídas, veículos submersos e casas alagadas em vários estados. Nos estados do Tennessee, Kentucky e Virgínia, estradas, empresas e residências foram atingidas pelas enchentes.
Os níveis de água em Kentucky atingiram marcas históricas no sábado (15), dois anos após uma enchente que matou 43 pessoas. Beshear descreveu o impacto como “massivo”, citando “centenas de resgates aquáticos” e “múltiplas fatalidades”.

O governador alertou os moradores para permanecerem atentos. “Há mais de 300 fechamentos de estradas, com líderes dizendo que o impacto é histórico”, publicou. “De deslizamentos no leste a neve no oeste, a situação é perigosa. Evitem viajar e fiquem seguros, Kentucky”.
Entre as vítimas, há pelo menos uma criança. “Acreditamos que esse número vai crescer”, lamentou Beshear. Ele pediu que a população evitasse as rodovias, pois várias mortes ocorreram em acidentes de trânsito.

Beshear declarou estado de emergência antes da tempestade e agradeceu ao presidente Trump por aprovar uma declaração federal de desastre, liberando financiamento emergencial para as áreas atingidas.
Eric Gibson, diretor de gerenciamento de emergências, alertou que o “evento climático severo continuará por mais alguns dias”. Há risco de novas enchentes, incluindo transbordamentos de rios.

Mais de 300 mil clientes estavam sem energia nos estados da Geórgia, Alabama, Virgínia Ocidental, Virgínia e Kentucky às 14h20, no horário do leste dos EUA, neste domingo.
Nos EUA, mais de 10 milhões de pessoas seguem sob alerta de tempestade de inverno até a manhã de segunda-feira (17), do norte de Nova York até Maine.