Pesquisa mostra que 62% dos brasileiros não querem Lula candidato em 2026

Os números apontam uma piora na percepção sobre a possível candidatura de Lula.


Pesquisa Ipec divulgada neste sábado (15) mostra que 62% dos brasileiros acreditam que o presidente Lula (PT) não deveria se candidatar à reeleição em 2026. Outros 35% avaliam que ele deveria disputar um novo mandato, enquanto 3% não souberam ou preferiram não opinar.

Os números apontam uma piora na percepção sobre a possível candidatura de Lula. Em setembro, 58% rejeitavam a ideia de reeleição, contra 62% agora. Já o percentual dos que defendiam sua candidatura caiu de 39% para 35%.

O levantamento foi realizado entre os dias 6 e 10 de fevereiro em 131 municípios brasileiros. Foram entrevistadas 2 mil pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

DATAFOLHA

Outra pesquisa, divulgada pelo DataFolha na sexta-feira (14) e publicada pela “Folha de S.Paulo”, mostra que 24% dos eleitores aprovam o governo Lula, enquanto 41% o reprovam.

Outros 32% consideram a gestão petista regular, e 2% não souberam ou não quiseram responder.

Segundo o DataFolha, trata-se do pior índice de aprovação de Lula em seus três mandatos, além de um recorde de rejeição.

No levantamento anterior, feito em dezembro de 2024, a aprovação do governo era de 35%, enquanto a reprovação ficava em 34%. Na época, 29% consideravam a administração regular, e 1% não respondeu.