O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ironizou, em suas redes sociais, a perda de R$ 14 bilhões da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ). Na postagem, ele compartilhou a imagem de um boné azul com a frase “o rombo de 14 bilhões da Previ é dos brasileiros” e acusou o PT de comprometer os fundos de pensão. “A tara do PT em roubar o futuro de pensionistas, pensionistos e pensionistes não tem limites! Amigues, deixem os fundos de pensão em paz!”, escreveu ele.
A postagem fez parte da “guerra dos bonés”, iniciada por ministros e parlamentares da base do governo. No sábado (1º), membros do governo usaram bonés com os dizeres “o Brasil é dos brasileiros”, em reação a políticos de direita que estavam usando bonés com a frase “Make America Great Again” após a posse de Donald Trump. A oposição também entrou na disputa, lançando bonés com apoio a Jair Bolsonaro e críticas ao governo atual.
Enquanto isso, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, na quarta-feira (5), uma auditoria sobre a gestão da Previ, após apontar “gravíssimas preocupações” sobre seu desempenho. O ministro Walton Alencar Rodrigues revelou que o “Plano 1” da Previ acumulou um prejuízo de R$ 14 bilhões entre janeiro e novembro de 2024, com um rendimento de apenas 1,58%. Ele chamou a situação de “risco inequívoco” para os beneficiários e sugeriu problemas de gestão.
Em resposta, a Previ emitiu uma nota negando falhas em sua administração, afirmando que, apesar da volatilidade de 2024, “os planos continuam equilibrados”. A instituição descartou a necessidade de contribuições extraordinárias e reafirmou que “não há risco de equacionamento”.