Às vésperas da eleição da Mesa Diretora, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), reuniu deputados do PT ao PL em um jantar na residência oficial, na noite de sexta-feira (31).
O evento teve clima descontraído, embalado por uma dupla sertaneja. Entre os presentes, estavam Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Doutor Luizinho (PP-RJ) e Lindbergh Farias (PT-RJ).
Também compareceram os presidentes do PP, Ciro Nogueira (PI), do União Brasil, Antonio Rueda, e do PT, Gleisi Hoffmann. O ex-presidente da Casa, Eduardo Cunha, foi outro que marcou presença.
O governo Lula (PT) teve apenas um ministro na festa: André Fufuca (Esportes), licenciado pelo PP do Maranhão. A “popularidade” do governo e uma possível reforma ministerial dominaram as conversas entre os parlamentares.
Isnaldo Bulhões Jr. foi chamado várias vezes de “novo Padilha”, em referência a Alexandre Padilha, ministro da Secretaria de Relações Institucionais. Questionado, ele desconversou e destacou sua “felicidade” com a provável eleição de Hugo Motta (Republicanos-PB) à presidência da Câmara.
Hugo chegou ao jantar por volta das 23h. Ele posou para fotos e afirmou ter “outros dois eventos” na noite para fortalecer seu nome na disputa. Também celebrou a iminente vitória de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) no Senado.
Elmar Nascimento (União Brasil-BA), que tentou suceder Lira mas desistiu, também compareceu. Ele e Lira, antes aliados próximos, se afastaram durante o processo.
Sem discurso oficial, Lira circulou pelo evento, conversando individualmente com os convidados e cumprimentando todos.
—
Foto: FolhaPress via Folha.