Polícia prende suspeito de assassinato de delegado em Paraisópolis

Natural de Gravatá, Pernambuco, Josenildo iniciou sua carreira como delegado em maio de 2024.


SÃO PAULO — A Polícia Civil de São Paulo prendeu, na manhã desta terça-feira (28), um homem suspeito de matar o delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos. Além dele, outros dois indivíduos suspeitos de participação no crime foram detidos. A operação ocorreu na favela de Paraisópolis, zona sul da capital, conforme informou a SSP (Secretaria da Segurança Pública).

Josenildo Belarmino de Moura Júnior

A ação contou com cerca de 30 viaturas e foi conduzida pelo 11º Distrito Policial (Santo Amaro), com apoio do Decap (Departamento de Polícia Judiciária da Capital), do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) e do Dope (Departamento de Operações Policiais Estratégicas).

“Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e um de prisão. Mais detalhes serão fornecidos ao término da operação”, afirmou a SSP em nota.

O delegado Josenildo foi assassinado na manhã de 14 de janeiro, na rua Amaro Guerra, em Santo Amaro, zona sul. Imagens de câmeras de segurança mostram o momento do crime. O delegado caminhava pela rua quando um motociclista, que estava estacionado próximo a uma caçamba, se aproximou, sacou uma arma e apontou contra ele.

A gravação mostra o suspeito aparentemente tomando a arma do delegado e disparando. Josenildo tenta fugir, mas é atingido e cai ao lado de um carro estacionado. Poucos segundos depois, permanece imóvel no chão.

O motociclista carregava uma bolsa laranja semelhante às usadas por entregadores de comida. Antes do ataque, ele passou por um grupo de quatro homens próximos à caçamba. Assim que a abordagem começou, eles fugiram.

Outro vídeo mostra o delegado, vestido com camiseta, bermuda e chinelo, dobrando a esquina segundos antes do crime. Após os disparos, o criminoso fugiu na moto.

Natural de Gravatá, Pernambuco, Josenildo iniciou sua carreira como delegado em maio de 2024. Ele chegou a ser socorrido e levado ao Hospital do Campo Limpo, mas não resistiu.