Google Maps renomeará ‘Golfo do México’ para ‘Golfo da América’ após decisão de Trump de mudar o nome

Nos EUA, o novo nome será exibido exclusivamente como “Golfo da América”, enquanto, no México, permanecerá “Golfo do México”.


O Google Maps anunciou que substituirá o nome “Golfo do México” por “Golfo da América” nos Estados Unidos, assim que a alteração for oficializada no Sistema de Nomes Geográficos dos EUA. A informação foi divulgada pelo Google na plataforma X na segunda-feira (27).

Nos EUA, o novo nome será exibido exclusivamente como “Golfo da América”, enquanto, no México, permanecerá “Golfo do México”. Fora desses dois países, o Google Maps mostrará ambos os nomes para os usuários.

A mudança segue decisão do Departamento do Interior do Governo Trump, que, na última sexta-feira, renomeou oficialmente o Golfo do México e também o pico Denali, a montanha mais alta da América do Norte, que volta a ser chamado de “Monte McKinley”.

“Conforme determinado pelo Presidente, o Golfo do México agora será oficialmente conhecido como Golfo da América, e o pico mais alto da América do Norte mais uma vez terá o nome de Monte McKinley”, informou o Departamento em nota.

Donald Trump ordenou essas alterações como parte de ações executivas implementadas em 20 de janeiro, poucas horas após sua posse, cumprindo uma promessa de campanha.

Em tom descontraído, a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, sugeriu neste mês que toda a América do Norte fosse renomeada para “América Mexicana”, termo histórico usado em mapas antigos da região.

O Google afirmou que continuará aplicando convenções de nomenclatura baseadas em localização em áreas com disputas similares. Por exemplo, fora do Japão e da Coreia do Sul, o mar que divide os dois países aparece no Google Maps como “Mar do Japão (Mar do Leste)”.

Outro caso envolveu o Golfo Pérsico. Em 2012, o Irã ameaçou processar o Google por remover o nome do golfo de seus mapas. Atualmente, o curso de água é identificado como “Golfo Pérsico (Golfo Arábico)” em diversas regiões.