Pousou no Aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus (AM), na noite desta sexta-feira (24), o primeiro voo com deportados dos Estados Unidos com destino ao Brasil desde a posse do presidente republicano Donald Trump. A aeronave, com 158 pessoas a bordo, inicialmente tinha como destino Belo Horizonte (MG), mas precisou ser desviada devido a uma falha mecânica.
RELACIONADO: Primeiro voo com deportados dos EUA chega ao Brasil nesta sexta-feira sob gestão de Trump
“Uma falha foi detectada no avião, que precisou passar por manutenção em Manaus”, informou uma fonte do Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, à The São Paulo News. A previsão para a chegada à capital mineira ainda não foi divulgada.
De acordo com a Polícia Federal, não foi confirmada a nacionalidade de todos os passageiros, mas apurações indicam que 88 são brasileiros. O voo, identificado como 6160 da Global Crossing Airlines, partiu de Alexandria, na Virgínia, fez escala no Panamá e seguiu para o Brasil.
Este é o segundo voo trazendo brasileiros deportados em 2025. O Ministério das Relações Exteriores destacou que essas operações não estão relacionadas às políticas anti-imigração de Donald Trump.
“O primeiro voo deste ano chegou ao Brasil em 10 de janeiro, ainda sob a gestão do ex-presidente Joe Biden. Desde 2017, Brasil e Estados Unidos mantêm acordo de deportação”, afirmou o Itamaraty.
Em novembro e dezembro de 2024, outras aeronaves dos EUA também pousaram no país com deportados. O ministério ressaltou que, devido à política americana, as decolagens são informadas com pouca antecedência, dificultando a previsão de novos voos.
Já em solo brasileiro, os deportados recebem auxílio da Polícia Federal. O vice-presidente Geraldo Alckmin declarou: “O governo federal dará todo apoio aos brasileiros deportados”.