O ministro da Casa Civil, Rui Costa, recomendou aos consumidores que substituam alimentos como estratégia para enfrentar a alta de preços. Em declaração nesta sexta-feira (24), ele mencionou a laranja como exemplo:
— “Em vez da laranja, comer outra fruta.”
Rui destacou que o aumento do preço das frutas também é reflexo do cenário internacional:
— “O preço internacional está tão caro como aqui. O que se pode fazer? Mudar a fruta que a gente vai consumir. Em vez da laranja, consumir outra fruta.”
A fala ocorreu após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros integrantes do governo, como os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Esther Dweck (Gestão), Carlos Fávaro (Agricultura) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário). Também participaram representantes do Ministério da Indústria e Comércio, do Desenvolvimento Agrário e da Conab.
Ainda nesta sexta-feira, Rui Costa afirmou que o governo irá reduzir a alíquota de importação de alimentos cujo preço interno esteja superior ao internacional:
— “Não adianta você baixar a alíquota de importação se não tem produto lá fora para colocar aqui dentro.”
Ele reforçou que será feita uma análise dos preços globais para identificar produtos mais baratos no exterior.
— “A redução de alíquota será para todo e qualquer produto que esteja com preço mais barato no mercado internacional e mais caro no mercado interno.”
O objetivo é alinhar os valores brasileiros ao patamar internacional:
— “Focaremos, evidentemente, no produto que esteja mais barato lá fora, para trazer o preço, no mínimo, ao patamar que estiver no internacional.”