Trump anuncia saída dos EUA da Organização Mundial da Saúde

Trump anunciou a retirada dos EUA da OMS, criticando sua gestão durante a pandemia.


O ex-presidente Donald Trump anunciou, nesta segunda-feira (20), a retirada dos Estados Unidos da Organização Mundial da Saúde (OMS), marcando uma ruptura significativa com a agência de saúde pública das Nações Unidas logo no início de seu mandato. Trump, que há muito tempo criticava a OMS, formalizou a saída do país da organização em julho de 2020, enquanto a pandemia de Covid-19 continuava a se espalhar globalmente.

A ordem executiva justificou a decisão citando a má gestão da OMS durante a pandemia de Covid-19, que teve origem em Wuhan, na China, além de outras crises globais de saúde. O documento também destacou a incapacidade da organização de implementar reformas urgentes e de demonstrar independência em relação a influências políticas inadequadas de seus estados membros.

“Isso é grande”, afirmou Trump a um assessor ao assinar a ordem executiva, referindo-se à sua decisão de 2020 e reiterando sua visão de que os Estados Unidos estavam contribuindo financeiramente de forma desproporcional em comparação a outros países. A ordem ainda argumentou que a OMS continua a impor “pagamentos injustamente onerosos” aos EUA.


Deixe uma resposta