Putin parabeniza Trump e diz que Moscou está ‘aberta ao diálogo’

Os comentários de Putin foram feitos durante uma reunião do Conselho de Segurança da Rússia, que geralmente ocorre no final da semana.


O presidente russo, Vladimir Putin, dirigiu-se publicamente ao presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, poucas horas antes de sua posse, para parabenizá-lo e expressar esperança em um diálogo fundamentado no “respeito mútuo”.

“Observamos as declarações do recém-eleito presidente dos EUA e de membros de sua equipe sobre o desejo de restabelecer contatos diretos com a Rússia, interrompidos sem qualquer culpa nossa pela administração anterior”, afirmou Putin em um pronunciamento televisionado nesta segunda-feira (20). “Também ouvimos suas declarações sobre a necessidade de evitar uma Terceira Guerra Mundial. Certamente acolhemos essa postura e felicitamos o presidente eleito dos EUA por assumir o cargo.”

O líder russo destacou que Moscou está “aberta ao diálogo” com Trump sobre a guerra na Ucrânia, desde que qualquer solução para o conflito busque “uma paz duradoura baseada no respeito aos interesses legítimos de todas as nações da região”. Essa declaração sugere que o Kremlin poderá adotar uma postura firme em eventuais negociações de paz para atender aos objetivos de Putin.

Os comentários de Putin foram feitos durante uma reunião do Conselho de Segurança da Rússia, que geralmente ocorre no final da semana. A escolha do momento levou alguns analistas russos a especular que o evento foi estrategicamente agendado para permitir que Putin parabenizasse Trump de forma sutil e apresentasse a posição da Rússia sobre futuras negociações, sem a necessidade de um formato especial.