Donald Trump chegou a Washington, a capital dos Estados Unidos, na noite deste sábado (18) para celebrar com família, apoiadores e aliados políticos, marcando seu retorno triunfante à capital americana quatro anos após deixar a cidade sob a sombra do ataque ao Capitólio por seus apoiadores. A comemoração de seu retorno ao poder começou com uma exibição de fogos de artifício no ‘Trump National Golf Club’, em Sterling, no estado americano da Virgínia, a cerca de 48 quilômetros de Washington. Veja o vídeo aqui.
Trump viajou de West Palm Beach, Flórida, com sua esposa Melania e seu filho Barron, a bordo de uma aeronave militar dos EUA C-32, em um voo denominado “Missão Aérea Especial 47”, uma referência ao fato de Trump se tornar o 47º presidente dos EUA na segunda-feira (20). A cortesia de disponibilizar uma aeronave oficial é tradicionalmente oferecida pela administração de saída à nova administração, algo que Trump não fez para Joe Biden em 2021, quando o democrata teve que fretar uma aeronave privada para sua posse.
A chegada de Trump foi recebida com entusiasmo por dezenas de apoiadores que se reuniram ao longo da estrada em direção ao clube de golfe, onde gritavam “Trump” e “EUA, EUA!”. A celebração continuou, apesar das previsões de uma onda de frio ártico que deverá trazer temperaturas congelantes à capital americana no Dia da Posse. Devido ao clima adverso, os organizadores optaram por transferir a maioria dos eventos ao ar livre para locais cobertos, incluindo a cerimônia de posse tradicionalmente realizada nas escadarias do Capitólio.
Esta será a primeira vez desde a posse de Ronald Reagan, em 1985, que a cerimônia será realizada dentro do Capitólio. Trump e sua comitiva se preparam para a cerimônia de segunda-feira, que marcará sua segunda posse como presidente da maior potência do mundo, um evento que reforça seu retorno à cena política com grande pompa e apoio fervoroso.