Paquistão lança primeiro satélite de observação nacional

Atualmente avaliado em $5 bilhões, o mercado de satélites de observação da Terra é um dos setores que mais cresce na indústria espacial comercial.


O Paquistão lançou seu primeiro satélite de observação construído internamente na sexta-feira (17), a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no norte da China, informou a agência espacial do Paquistão.

O satélite PRSC-EO1 tem como objetivo aumentar a capacidade do Paquistão em monitorar e gerenciar recursos naturais, responder a desastres e melhorar o planejamento urbano e o desenvolvimento agrícola, conforme comunicado da Comissão de Pesquisa Espacial e Atmosfera Superior (SUPARCO).

Este satélite utiliza sensores eletro-ópticos para coletar dados e imagens da superfície terrestre, detectando e medindo a luz solar refletida ou a radiação emitida.

O foguete Longa Marcha-2D da China também lançou dois outros satélites, Tianlu-1 e Blue Carbon 1, em órbita, juntamente com o PRSC-EO1, segundo a China Aerospace Science and Technology Corporation.

“Liderado pela SUPARCO, isso demonstra as crescentes capacidades de nossa nação em ciência e tecnologia espacial”, afirmou o primeiro-ministro Shehbaz Sharif.

Atualmente avaliado em $5 bilhões, o mercado de satélites de observação da Terra é um dos setores que mais cresce na indústria espacial comercial. A Novaspace prevê que esse mercado ultrapassará $8 bilhões até 2033.

Países como Estados Unidos, China e Índia têm investido em constelações governamentais e privadas de satélites para mapear a Terra. Este mês, a startup indiana Pixel lançou a primeira constelação de satélites construída privadamente no país.