Governo Trump planeja iniciar operações de deportação em massa já na terça-feira, um dia após sua posse

A operação será o primeiro passo na prometida campanha de deportação em massa de Donald Trump.


O novo governo Trump está prestes a iniciar uma operação de imigração em larga escala em Chicago, no estado americano de Illinois, já na próxima semana, conforme fontes próximas ao planejamento ao jornal ‘Wall Street Journal’ (WSJ). A operação será o primeiro passo na prometida campanha de deportação em massa do presidente eleito dos EUA, Donald Trump. Segundo informações, a ação terá início na terça-feira (21), um dia após a posse de Trump, e se estenderá por toda a semana.

A ‘U.S. Immigration and Customs Enforcement’ (ICE) enviará entre 100 e 200 oficiais para realizar a operação. O foco da ação será em imigrantes com antecedentes criminais, especialmente aqueles cujas infrações menores, como infrações de trânsito, foram consideradas insignificantes para o governo Biden perseguir. Contudo, as autoridades alertam que qualquer pessoa ilegalmente presente no país durante a operação poderá ser deportada.

A equipe de transição de Trump também estava considerando outras cidades para ações pontuais, visando “cidades santuário”, que limitam a cooperação com as autoridades de imigração federais. Chicago foi escolhida devido ao grande número de imigrantes e à relação conturbada do novo governo Trump com o prefeito da cidade, um democrata.

Tom Homan, o ‘czar da fronteira’ do novo governo, deu pistas sobre a operação em uma visita a Chicago no mês passado: “Vamos começar aqui mesmo em Chicago, Illinois”, afirmou Homan. “E se o prefeito de Chicago não quiser ajudar, ele pode se afastar. Mas se ele nos impedir, se ele conscientemente abrigar ou esconder um estrangeiro ilegal, eu o processarei.”

Além de Chicago, outras grandes cidades americanas com grandes populações de imigrantes, como Nova York, Los Angeles, Denver e Miami, também estão na mira do governo Trump para futuras operações.