Michelle Obama rompe tradição e decide não comparecer à posse de Trump; Obama estará presente

O comunicado não esclareceu o motivo da ausência de Michelle Obama, uma cerimônia que tradicionalmente reúne ex-presidentes e suas esposas.


Michelle Obama, ex-primeira-dama dos Estados Unidos, não estará presente na cerimônia de posse do presidente eleito Donald J. Trump, conforme comunicado divulgado por seu gabinete na terça-feira (14).

“O ex-presidente Barack Obama confirmou presença na 60ª Cerimônia de Posse”, dizia a nota. “No entanto, a ex-primeira-dama Michelle Obama não estará presente na próxima posse.”

O comunicado não esclareceu o motivo da ausência de Michelle Obama, uma cerimônia que tradicionalmente reúne ex-presidentes e suas esposas. Esta será a segunda ocasião de grande visibilidade, em um período de duas semanas, em que Michelle evita um evento que poderia colocá-la frente a frente com Trump.

Michelle Obama já demonstrou seu desagrado pessoal pelo presidente eleito, que propagou a falsa teoria de que Barack Obama não seria cidadão americano, além de ter “um histórico de declarações racistas e misóginas” sobre a família Obama.

“Durante anos, Donald Trump fez o possível para instilar medo nas pessoas em relação a nós”, afirmou ela em seu discurso na Convenção Nacional Democrata em agosto de 2024.

“Sua visão limitada e estreita do mundo o fez se sentir ameaçado por duas pessoas trabalhadoras, altamente educadas e bem-sucedidas que, por acaso, são negras”, acrescentou.

Na semana passada, Michelle também não acompanhou o marido ao funeral do ex-presidente Jimmy Carter, um evento que contou com a presença de todos os ex-presidentes e primeiras-damas vivos. A ausência foi atribuída a um conflito de agenda, mas chamou atenção, já que, pelo protocolo, ela estaria sentada ao lado de Trump, que chegou a iniciar uma conversa com Barack Obama durante a cerimônia.

Os Obama, que participaram como representantes da vice-presidente Kamala Harris durante a campanha, divulgaram uma nota logo após a eleição, parabenizando Trump pela vitória.

“Este não é o resultado que esperávamos, dadas nossas profundas divergências com a chapa republicana em várias questões”, dizia o comunicado. “Mas viver em uma democracia significa aceitar que nossa perspectiva nem sempre prevalecerá e estar disposto a apoiar a transferência pacífica de poder.”

A ausência de Michelle Obama não é a primeira quebra de tradição de ex-primeiras famílias em posses presidenciais. Trump e Melania Trump também não compareceram à posse de Joe Biden em 2021, após Trump alegar falsamente que a eleição havia sido fraudada.