De saída da Casa Branca, Kamala afirma que “não irá embora silenciosamente” da vice-presidência

A vice-presidente dos EUA fez história ao se tornar a primeira mulher, além da primeira pessoa negra e asiático-americana a ocupar o cargo.


A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, assinou o interior de sua mesa no escritório cerimonial nesta quinta-feira (16), marcando um momento simbólico de sua passagem pelo cargo.

Durante a cerimônia, Harris afirmou aos presentes: “Como todos vocês me conhecem, porque passamos longas horas, longos dias, meses e anos juntos, não é da minha natureza ir embora silenciosamente pela noite, então não se preocupem com isso.” Ela garantiu que sua partida não seria discreta.

Questionada sobre o que faria após deixar o cargo em quatro dias, respondeu de forma descontraída: “Continuarei trabalhando até segunda-feira.”

Harris se juntou a seus antecessores em uma tradição que remonta ao presidente Harry Truman, que usava a mesa do Salão Oval. A vice-presidente dos EUA fez história ao se tornar a primeira mulher, além da primeira pessoa negra e asiático-americana a ocupar o cargo. “Eu sigo uma longa tradição como a 49ª vice-presidente dos Estados Unidos, em uma longa tradição de vice-presidentes que assinaram esta mesa, e o faço com grande honra e com o conhecimento de que nosso trabalho aqui foi importante”, disse Harris.

A assinatura de Joe Biden, vice de Obama antes de ser presidente dos EUA, também está registrada dentro da gaveta da mesa, feita nos últimos dias de seu governo, em janeiro de 2017, após o término da presidência de Obama.