O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) reagiu nesta quarta-feira (15) à decisão do governo federal de revogar a norma que estabelecia novas regras para o Pix.
“15/01 – Grande dia 👍🏻🇧🇷”, publicou o parlamentar em suas redes sociais.
A expressão utilizada por Nikolas faz referência a uma postagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de 24 de janeiro de 2019, que viralizou e passou a ser usada em contextos políticos tanto por apoiadores quanto por opositores. Na ocasião, Bolsonaro publicou “Grande dia” sem oferecer mais detalhes. No mesmo dia, o ex-deputado Jean Wyllys (PSOL) anunciou sua renúncia e saída do Brasil.
Nikolas foi um dos principais críticos da norma sobre o Pix, compartilhando um vídeo que alcançou mais 200 milhões de visualizações em suas redes sociais, em que criticava a medida do governo.
• O Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, está em operação desde novembro de 2020.
• A norma revogada previa que transações acima de R$ 5 mil mensais para pessoas físicas e R$ 15 mil para empresas seriam informadas à Receita Federal.
• Segundo o Fisco, as regras tributárias não mudaram, apenas passaram a incluir o Pix como forma de pagamento.
• O governo federal tem sido acusado de aumentar a fiscalização sobre a classe média, mas a Fazenda afirma que o foco é combater grandes sonegadores.
• A oposição, com destaque para Nikolas Ferreira, criticou duramente a medida, que agora será revogada.
A norma passou a valer em janeiro, mas gerou críticas ao governo, com acusações de que ela prejudicaria trabalhadores informais, forçando-os a pagar Imposto de Renda sobre suas movimentações.
Em coletiva nesta quarta, o ministro Fernando Haddad chamou de “fake news” as informações sobre o tema e anunciou que o presidente Lula (PT) editará uma medida provisória garantindo a não tributação do Pix e a manutenção do sigilo bancário conforme a legislação vigente.