O FBI e o Departamento de Segurança Interna (DHS) dos Estados Unidos emitiram um alerta nesta segunda-feira (13), apontando para uma potencial ameaça à segurança pública no país. O aviso destaca o risco de extremistas violentos tentarem replicar o ataque de Ano Novo em Nova Orleans, que deixou 14 mortos.
O comunicado surge a uma semana da posse do presidente eleito, Donald Trump, prevista para 20 de janeiro.
“Estamos preocupados com possíveis ataques de imitação ou retaliação devido ao apelo persistente de atropelamentos de veículos como uma tática para aspirantes a extremistas violentos”, informaram as agências em nota oficial.
Na madrugada de Ano Novo, um homem lançou uma caminhonete alugada contra uma multidão na Bourbon Street, em Nova Orleans. O ataque resultou em mais de uma dúzia de mortos e dezenas de feridos.
O agressor, um veterano do Exército dos EUA, havia jurado lealdade ao Estado Islâmico. Ele gravou mensagens condenando música, drogas e álcool antes do ataque.
As agências alertaram que tais ataques, inspirados por “organizações terroristas estrangeiras”, têm sido realizados nos EUA e internacionalmente, usando veículos alugados, roubados ou pessoais.
“Os agressores podem também utilizar dispositivos explosivos improvisados para complementar um ataque com veículos”, afirmaram.
Os alvos potenciais incluem pedestres, policiais, militares e locais públicos acessíveis por rodovias.
“Pedimos que o público permaneça vigilante e denuncie qualquer atividade suspeita às autoridades”, concluíram as agências.