Trump chama autoridades da Califórnia de “incompetentes” em meio a incêndios que já deixam 16 mortos

A declaração ocorreu enquanto autoridades da Califórnia solicitavam que Trump visitasse o Condado de Los Angeles para avaliar os danos causados pelos incêndios.


O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou as autoridades responsáveis pelo combate aos incêndios na Califórnia, chamando-os de incompetentes. Em uma publicação na rede social Truth Social, Trump declarou: “Os incêndios ainda estão acontecendo em Los Angeles. Os políticos incompetentes não têm ideia de como apagá-los. Milhares de casas magníficas se foram, e muitas outras logo serão perdidas. Há morte por todo lugar. Esta é uma das piores catástrofes da história do nosso país. Eles simplesmente não conseguem apagar os incêndios. O que há de errado com eles?”.

A declaração ocorreu enquanto autoridades da Califórnia solicitavam que Trump visitasse o Condado de Los Angeles para avaliar os danos causados pelos incêndios. O governador Gavin Newsom enviou uma carta ao presidente eleito, convidando-o a testemunhar a destruição. “Enquanto você se prepara para assumir a presidência mais uma vez, convido você a vir à Califórnia novamente – para se encontrar com os americanos afetados por esses incêndios, ver a devastação em primeira mão e se juntar a mim e a outros para agradecer aos heróicos bombeiros e socorristas que estão colocando suas vidas em risco”, escreveu Newsom.

Kathryn Barger, presidente do Conselho de Supervisores do Condado de Los Angeles, também convidou Trump a visitar a região. Ela ressaltou a necessidade de Trump ver os danos causados pelos incêndios catastróficos que começaram em 7 de janeiro.

Até agora, as autoridades confirmaram pelo menos 16 mortes devido aos incêndios, que se espalharam por mais de 153 quilômetros quadrados em Eaton, Hurst, Kenneth e Palisades. O legista do Condado de Los Angeles informou que cinco mortes foram atribuídas ao incêndio de Palisades e 11 ao incêndio de Eaton.

Entre os 16 casos relatados, 10 envolvem restos mortais humanos confirmados. Canadá e México, além de equipes de vários estados americanos, incluindo Nevada, Arizona, Utah e outros, estão fornecendo apoio aos esforços de combate aos incêndios.