Temporal em Minas Gerais deixa ao menos 10 mortos

O temporal, que registrou 80 milímetros de chuva em apenas uma hora, causou o transbordamento de córregos, alagamentos e deslizamentos em diversas áreas da cidade.


Um forte temporal atingiu Ipatinga, no Leste de Minas Gerais, na madrugada deste domingo (12), resultando em mortes e desaparecidos. Segundo o Corpo de Bombeiros, até o momento, nove óbitos foram confirmados em Ipatinga, enquanto Santana do Paraíso, a cerca de uma hora da cidade, registrou uma morte. Ainda há uma pessoa desaparecida sob os escombros em Ipatinga.

Em uma das ocorrências mais graves, cinco pessoas ficaram soterradas. Até agora, quatro corpos foram resgatados, e uma pessoa continua desaparecida. Em outro local, o Corpo de Bombeiros encontrou um terceiro corpo. Em mais duas ocorrências, moradores localizaram dois corpos que ainda aguardam liberação da Polícia Civil.

O temporal, que registrou 80 milímetros de chuva em apenas uma hora, causou o transbordamento de córregos, alagamentos e deslizamentos em diversas áreas da cidade. A prefeitura de Ipatinga decretou Estado de Calamidade Pública por 180 dias e informou que o estádio Ipatingão foi preparado para abrigar os atingidos pela tragédia. Não há, até o momento, um levantamento oficial do número de desabrigados e desalojados.

O Corpo de Bombeiros continua realizando vistorias em áreas afetadas por quedas de barreiras e instabilidade no solo.

Em um vídeo nas redes sociais, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou que visitará Ipatinga para acompanhar os trabalhos de atendimento às vítimas. “Conversei com o prefeito Gustavo Nunes e coloquei o estado totalmente à disposição. No máximo até amanhã cedo, estarei lá. E fica aqui o meu pedido: nesse período de chuva, procure locais seguros e conte com o apoio da Defesa Civil”, declarou Zema.