Lula exibe cicatriz de cirurgia durante evento em Brasília

O presidente, que vinha utilizando chapéu desde sua alta hospitalar em 15 de dezembro, foi submetido a uma cirurgia de emergência no mês passado.


Uma cicatriz na cabeça do presidente Lula (PT) tornou-se visível nesta quarta-feira (8), durante um evento que marcou os dois anos dos ataques de 8 de janeiro. O presidente, que vinha utilizando chapéu desde sua alta hospitalar em 15 de dezembro, foi submetido a uma cirurgia de emergência no mês passado.

Lula passou por um procedimento conhecido como “trepanação”, que consiste na remoção de um coágulo por meio de um dreno inserido através de um orifício no crânio. Segundo a equipe médica, a cirurgia foi realizada para minimizar o risco de novos sangramentos e foi considerada bem-sucedida.

O procedimento foi necessário após a identificação de uma hemorragia, quase dois meses depois de uma queda sofrida no Palácio da Alvorada, em 19 de outubro. Na ocasião, Lula caiu de um banco enquanto cortava as unhas e precisou receber pontos na nuca. Desde então, o presidente vinha realizando exames de acompanhamento.

De acordo com os médicos, Lula chegou lúcido e orientado ao hospital após sentir mal-estar e náuseas, sintomas semelhantes aos de uma gripe. Exames revelaram um hematoma de três centímetros entre o cérebro e uma das meninges.