Intenso incêndio fora de controle atinge Los Angeles, mata duas pessoas e força evacuação de milhares

Até o momento, duas mortes foram registradas e mil estruturas destruídas, conforme informou o chefe dos bombeiros da cidade.


Intensos incêndios florestais se espalham rapidamente por Los Angeles, na Califórnia, nesta quarta-feira (8). Até o momento, duas mortes foram registradas e mil estruturas destruídas, conforme informou o chefe dos bombeiros da cidade.

Os incêndios, com múltiplos focos e rajadas de vento superiores a 100 km/h, tiveram início na terça-feira. Mais de 30 mil pessoas foram evacuadas, e a situação pode piorar antes de melhorar, segundo especialistas. O fogo avança rapidamente devido à combinação das chamas com os ventos fortes, dificultando a ação dos bombeiros. “A situação está extrema. São ventos com força de furacão”, declarou a capitã do Departamento de Bombeiros do Condado de Los Angeles, Sheila Kelliher.

O chefe de polícia de Los Angeles, Robert G. Luna, classificou o incêndio como “sem precedentes e imprevisível”. O governo da cidade ordenou a evacuação de 37 mil pessoas e alertou moradores em zonas de risco a deixarem suas casas antes da ordem oficial de evacuação.

Segundo o Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire), as equipes ainda não conseguem controlar as chamas. A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, alertou que as rajadas de vento devem piorar durante o dia. “Será um dia absolutamente devastador para toda Los Angeles. Todos precisam estar prontos para se mover a qualquer momento”, disse a vereadora Traci Park.

O primeiro foco de incêndio atingiu Pacific Palisades, entre Santa Monica e Malibu, obrigando a evacuação das áreas afetadas, que se estendem de Topanga Canyon até o litoral. Até agora, mais de 2,3 mil hectares foram consumidos, e cerca de 13 mil estruturas estão em risco.

Na madrugada de terça-feira, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência e posicionou equipes e aeronaves em áreas do sul da Califórnia. O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA emitiu um alerta para condições extremas de incêndio no Condado de Los Angeles, com rajadas de vento previstas entre 80 e 160 km/h.