Tempestade de inverno nos EUA provoca fechamento de igrejas e escolas, voos adiados e mais de 60 milhões de pessoas sob condições históricas de neve e gelo

Governadores de Kentucky e Virgínia declararam estado de emergência.


Mais de 60 milhões de americanos estão sob alertas de tempestade e clima de inverno neste domingo (5), enquanto uma extensa área do Centro-Oeste e Leste dos Estados Unidos, já sofrendo com temperaturas extremamente baixas, se preparava para uma tempestade histórica. Desde sexta-feira, algumas regiões já acumularam mais de 60 centímetros de neve.

“Mais de uma dúzia de estados será impactada por um ou mais aspectos desta tempestade”, afirmou Brandon Buckingham, meteorologista da AccuWeather. Segundo ele, a neve pode ultrapassar 15 centímetros em algumas áreas, “paralisando as viagens em cidades como Kansas City, St. Louis, Indianápolis e Cincinnati”.

Governadores de Kentucky e Virgínia declararam estado de emergência. O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA alertou que algumas áreas podem enfrentar sua maior tempestade em mais de uma década.

Em #Arlington, na Virgínia, e na região de Washington, DC, a tempestade histórica estava prevista para a noite deste domingo. Estima-se que a neve e o granizo possam acumular entre 13 e 23 centímetros, com pontos isolados atingindo até 30 centímetros.

Muitos sistemas escolares, que planejavam reabrir na segunda-feira (6) após as férias de inverno, enfrentaram atrasos. As Escolas Públicas de Cincinnati estão fechadas na segunda-feira devido à previsão de neve contínua. Igrejas cancelaram cultos, empresas fecharam, e outros distritos escolares também suspenderam as atividades.

“A tempestade ainda está se formando”, disse Rich Bann, do Centro de Previsão do Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA. “Mas já traz perigos como neve pesada nas planícies e gelo nas estradas mais ao sul.” Chuva congelante e gelo afetarão Missouri, Kentucky e Tennessee, tornando as estradas perigosas e causando possíveis quedas de energia.

Temperaturas entre 6 e 14 graus Celsius abaixo do normal estão previstas para grande parte do Centro e Leste dos EUA na próxima semana. Rajadas de vento de 32 a 56 km/h neste domingo e na segunda-feira aumentarão a sensação de frio.

Mais de 1.200 voos foram cancelados neste domingo, com outros 4.000 atrasados. A Amtrak, o serviço ferroviário de passageiros nos EUA, também cancelou dezenas de trens no Centro-Oeste e Leste do país para segunda-feira.