Onda quádrupla de vírus atinge os EUA enquanto estados retomam obrigatoriedade de máscaras

Para se proteger, o CDC recomenda a vacinação contra gripe e Covid.


Os Estados Unidos enfrentam uma onda quádrupla de infecções por gripe, Covid-19, VSR (vírus sincicial respiratório) e norovírus, com o aumento dos casos após as festividades de fim de ano. Dados oficiais mostram que as infecções começaram a subir durante o Natal, quando famílias se reuniram, e especialistas alertam para um crescimento contínuo nas próximas semanas, com o pico da temporada de gripe se aproximando.

O norovírus atingiu o nível mais alto para esta época desde 2012, com mais de 90 surtos registrados na primeira semana de dezembro. As hospitalizações por VSR aumentaram 40% em duas semanas, com estimativas de 22.000 a 45.000 internações e 980 a 2.300 mortes desde outubro.

A gripe já afetou cerca de 3,1 milhões de americanos nesta temporada, resultando em 37.000 hospitalizações e 1.500 mortes. O número de estados com níveis ‘muito altos’ de gripe quadruplicou em uma semana, chegando a oito: Louisiana, Washington, Tennessee, Alabama, Califórnia, Idaho, Novo México e Mississippi.

Entre 2,5 e 4,4 milhões de casos de Covid foram registrados entre outubro e dezembro, com até 120.000 hospitalizações e 13.000 mortes. O aumento de infecções levou alguns estados a restabelecerem a obrigatoriedade do uso de máscaras, incluindo hospitais em Wisconsin, Califórnia, Illinois, Indiana e Nova Jersey. Autoridades de Nova York recomendam o uso de máscaras no transporte público.

Especialistas apontam que o aumento das aglomerações durante as festas, viagens e o enfraquecimento do sistema imunológico devido aos bloqueios da Covid-19 estão contribuindo para a alta nas infecções.

A transmissão da gripe, Covid e VSR ocorre por gotículas respiratórias, enquanto o norovírus se espalha pelo contato com superfícies contaminadas. Para se proteger, o CDC recomenda a vacinação contra gripe e Covid para pessoas a partir de seis meses e a vacina contra VSR para maiores de 75 anos.