Uma grande tempestade de inverno deve atingir milhões de americanos, trazendo gelo, neve e chuva congelante para grande parte do país, alertaram meteorologistas neste sábado (4).
A tempestade começará nas Planícies Centrais neste sábado, avançando para o Vale do Ohio no domingo (5), antes de alcançar o Meio-Atlântico no final de domingo e na segunda-feira (6). “Para alguns, esta pode ser a maior nevasca em mais de uma década”, informou o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA. Acumulações de mais de 38 cm de neve são esperadas do nordeste do estado do Kansas até o centro-norte do Missouri.
Condições de nevasca devem tornar a direção perigosa ou impossível nas Planícies Centrais dos EUA, com pelo menos 20 cm de neve previstos no estado de Indiana e no centro do Kansas. Granizo perigoso ou chuva congelante são esperados do leste do Kansas às Ozarks e no Vale do Ohio. Nos Apalaches Centrais, a chuva congelante e o gelo aumentam o risco de quedas de energia e viagens perigosas.
Avisos de tempestade de inverno estão em vigor do oeste da Pensilvânia e da Virgínia Ocidental até o extremo oeste de Maryland, com previsão de pelo menos 15 cm de neve. No nordeste de Ohio, noroeste da Pensilvânia e partes do estado de Nova York, os totais de neve podem alcançar entre 30 cm e 60 cm devido ao efeito de lago. “Mais de uma dúzia de estados serão afetados por esta tempestade”, disse Brandon Buckingham, meteorologista da AccuWeather.
Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia, um alerta de tempestade de inverno é emitido quando uma tempestade ameaça vidas ou propriedades, com neve pesada de pelo menos 15 cm em 12 horas ou 20 cm em 24 horas, ou granizo superior a 1,2 cm.
Atualmente, mais de 32,4 milhões de pessoas estão sob alerta de tempestade de inverno, de Kansas a Virgínia. Outros 14,6 milhões em Montana, Dakotas, Nebraska e Colorado estão sob alerta meteorológico de inverno. No Meio-Atlântico dos EUA, 11,7 milhões de pessoas, incluindo Maryland e Delaware, também estão sob alerta.
Motoristas são aconselhados a verificar as previsões e se preparar para condições perigosas ou impossíveis neste fim de semana. A tempestade nas Planícies Centrais deve causar atrasos severos nas viagens, com ventos acima de 56 km/h e neve pesada.