Biden homenageia Jimmy Carter e destaca sua liderança extraordinária — ‘líder, estadista e humanitário extraordinário’

Biden anunciou que ordenou a realização de um funeral de Estado em Washington para honrar Carter.


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, homenageou o ex-presidente Jimmy Carter, que faleceu neste domingo (29) em sua casa no estado americano da Geórgia. Em uma declaração, Biden o chamou de “líder, estadista e humanitário extraordinário”.

“Por mais de seis décadas, tivemos a honra de chamar Jimmy Carter de um querido amigo”, afirmou o presidente dos EUA. “Mas, o que é extraordinário sobre Jimmy Carter, no entanto, é que milhões de pessoas em toda a América e no mundo que nunca o conheceram pensaram nele como um querido amigo também.”

Biden destacou a compaixão de Carter:

— “Com compaixão e clareza moral, ele trabalhou para erradicar doenças, forjar a paz, promover direitos civis e humanos, eleições livres e justas, abrigar os desabrigados e sempre defender os menos favorecidos entre nós. Ele salvou, elevou e mudou a vida de pessoas em todo o mundo.”

Biden elogiou o caráter de Carter e seu casamento duradouro com Rosalynn Carter:

— “Sentiremos muita falta dos dois, mas nos consolamos em saber que eles estão reunidos novamente e permanecerão para sempre em nossos corações.”

Biden também incentivou os jovens a se inspirarem em Carter:

— “Aos jovens desta nação e a qualquer um em busca do que significa viver uma vida com propósito e significado – a boa vida – estudem Jimmy Carter, um homem de princípios, fé e humildade.”

Além disso, o presidente anunciou que ordenou a realização de um funeral de Estado em Washington para honrar Carter.

Biden está atualmente em St. Croix, nas Ilhas Virgens Americanas, onde passa a semana entre o Natal e o Ano Novo.