Trump lamenta morte de Carter e afirma que os EUA possuem “uma dívida de gratidão” com o ex-presidente

Carter tinha 100 anos, tornando-se, em 2019, o ex-presidente mais longevo da história americana.


O ex-presidente Jimmy Carter, 39º presidente dos Estados Unidos, morreu pacificamente em sua casa em Plains, Geórgia, neste domingo (29), cercado por familiares, segundo comunicado do Carter Center. Carter tinha 100 anos, tornando-se, em 2019, o ex-presidente mais longevo da história americana.

Donald Trump, presidente eleito, prestou homenagem nas redes sociais:

— “Acabei de ouvir as notícias sobre o falecimento do presidente Jimmy Carter. Aqueles de nós que tiveram a sorte de servir como presidente entendem que este é um clube muito exclusivo, e somente nós podemos nos relacionar com a enorme responsabilidade de liderar a Maior Nação da História.”

Trump destacou o impacto de Carter:

— “Os desafios que Jimmy enfrentou como presidente chegaram em um momento crucial para o nosso país e ele fez tudo o que estava ao seu alcance para melhorar a vida de todos os americanos. Por isso, todos nós temos uma dívida de gratidão com ele.”

O republicano ainda enviou condolências:

— “Melania e eu estamos pensando calorosamente na família Carter e seus entes queridos durante este momento difícil. Pedimos a todos que os mantenham em seus corações e orações.”

Líderes políticos também destacaram o legado de Carter. O líder da maioria no Senado dos EUA, Chuck Schumer, chamou-o de “um dos nossos servidores públicos mais humildes e dedicados”. Ele enfatizou sua luta pelos direitos humanos e seu trabalho incansável na ‘Habitat for Humanity’, uma ONG que constrói casas acessíveis para famílias de baixa renda.

O líder da minoria no Senado, Mitch McConnell, relembrou Carter como alguém de fé profunda:

— “Jimmy Carter serviu como nosso comandante-chefe por quatro anos, mas serviu como o amado professor da escola dominical em sua igreja por quarenta. Sua humilde devoção nos deixa poucas dúvidas sobre qual desses papéis ele mais prezava.”

Carter foi agricultor de amendoim, oficial da Marinha americana e governou os EUA de 1977 a 1981, sendo o primeiro presidente americano a atingir 100 anos.