Charles 3º elogia resposta britânica à violência anti-imigração e agradece a médicos em mensagem natalina

De maneira incomum, o monarca fez o pronunciamento a partir da capela Fitzrovia, um antigo hospital em Londres, e não de um palácio real.


O rei Charles 3º usou sua tradicional mensagem de Natal nesta quarta-feira (25) para agradecer aos profissionais de saúde do Reino Unido que cuidaram dele e da princesa Kate, sua nora, após os diagnósticos de câncer. Além disso, ele elogiou seus súditos pela união demonstrada após uma onda de violência anti-imigração no país.

De maneira incomum, o monarca fez o pronunciamento a partir da capela Fitzrovia, um antigo hospital em Londres, e não de um palácio real. O cenário foi escolhido para enfatizar sua apreciação pelos profissionais de saúde.

“Eu agradeço de coração e de forma especial aos médicos e enfermeiros que, este ano, apoiaram a mim e a outros membros da minha família durante as incertezas e ansiedades dessa doença, e ajudaram a fornecer a força, o cuidado e o conforto de que precisávamos”, afirmou Charles.

Em seu discurso, o rei destacou a importância do Serviço Nacional de Saúde (NHS), uma das instituições mais respeitadas do Reino Unido, que tem enfrentado uma significativa sobrecarga após anos de baixo investimento e os efeitos da pandemia.

A princesa Kate anunciou a conclusão de seu tratamento de quimioterapia em setembro e recentemente organizou uma cerimônia natalina na Abadia de Westminster, simbolizando seu retorno às funções reais.

Charles, que revelou em fevereiro ter sido diagnosticado com câncer, retornou às atividades públicas mais cedo. Em outubro, ele viajou para a Austrália e Samoa, onde participou de uma reunião de chefes de governo da Commonwealth. Ele destacou a força que as instituições podem encontrar umas nas outras e o valor da diversidade cultural, étnica e religiosa.

O monarca também comentou sobre os tumultos anti-imigração no país após um ataque a facadas a uma aula de dança infantil em Southport, em julho. “Senti um profundo senso de orgulho quando as comunidades se uniram para reparar os danos causados”, disse.

Charles também participou de uma missa de Natal em Sandringham com a rainha Camilla e outros membros da família real.