EUA atingem alvos estratégicos dos Houthis na capital do Iêmen

Estados Unidos realizam ataques aéreos no Iêmen contra instalações dos Houthis apoiados pelo Irã.


O Exército dos EUA declarou ter realizado “ataques aéreos de precisão” no sábado (21) contra uma instalação de armazenamento de mísseis e uma de comando e controle dos Houthis, apoiados pelo Irã, na capital do Iêmen, Sanaã.

Em nota, o Comando Central dos EUA (CENTCOM) disse que os ataques visaram “interromper e degradar as operações dos Houthis”, incluindo ações contra navios de guerra americanos e embarcações no Mar Vermelho, Bab al-Mandeb e Golfo de Aden.

Militares dos EUA afirmaram ainda ter atingido “vários drones de uso único” dos Houthis, além de um “míssil de cruzeiro anti-navio” sobre o Mar Vermelho.

Vídeos divulgados pelo CENTCOM mostram aeronaves militares decolando de um local não revelado.

Os ataques de sábado sucederam uma ofensiva similar realizada na semana anterior contra uma instalação dos Houthis, que controlam grande parte do Iêmen.

Na quinta-feira (19), Israel atacou portos e infraestruturas de energia em áreas iemenitas controladas pelos Houthis, ameaçando novas ações contra o grupo, que lançou “centenas de mísseis” contra Israel no último ano.

Os Houthis, apoiados pelo Irã, atacam navios no Mar Vermelho há mais de um ano, alegando agir “em solidariedade aos palestinos” no conflito Israel-Gaza.


Deixe uma resposta