“Ainda Estou Aqui” não conquistou o Globo de Ouro de melhor filme em língua não inglesa neste domingo (5). O prêmio foi para o francês “Emilia Pérez”, o mais indicado da noite, com dez nomeações.
Livremente inspirado no romance ‘‘Ecoute’’, de Boris Razon, “Emilia Pérez” narra a história de Rita (Zoe Saldana), uma advogada cansada de defender criminosos. A direção é de Jacques Audiard. A última vitória do Brasil no Globo de Ouro foi em 1999, quando “Central do Brasil” levou a mesma categoria (então chamada de filme em língua estrangeira).
Também dirigido por Salles, “Central do Brasil” tinha Fernanda Montenegro como protagonista, que, na época, perdeu o prêmio de melhor atriz para Cate Blanchett, por “Elizabeth”.
O Brasil ainda tem chance nesta noite se Fernanda Torres, filha de Montenegro, vencer na categoria de melhor atriz em filme de drama. Ela disputa o prêmio com Nicole Kidman (“Babygirl”), Angelina Jolie (“Maria Callas”), Kate Winslet (“Lee”), Tilda Swinton (“O Quarto ao Lado”) e Pamela Anderson (“The Last Showgirl”).