“Lula está velho, decrépito e senil”, afirma Rogério Marinho em jantar com empresários

Ele também comparou Lula a um “cacto do Ceará” e afirmou que “não nasce nada ao redor”.


O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, afirmou que o presidente Lula (PT) está “velho, decrépito e senil” e que seu governo “não tem projeto de país”. A declaração ocorreu em um jantar com empresários promovido pelo grupo Esfera Brasil, em São Paulo, na segunda-feira (10).

“Enquanto a direita tem um bocado de alternativas [para 2026], a esquerda só tem um candidato, que está velho, decrépito e senil”, disse Marinho. Ele comparou Lula a um “cacto do Ceará” e afirmou que “não nasce nada ao redor”.

Marinho declarou que Jair Bolsonaro (PL) registrará sua candidatura à Presidência em 2026. “Nós temos três planos: Jair, Messias e Bolsonaro. Quando for pedido o registro da candidatura, eu não acredito que o tribunal [TSE] vá negar. Não acredito na inelegibilidade. É uma forçação de barra gigantesca.”

O senador definiu Bolsonaro como um “fenômeno sociológico”. Segundo ele, “o povo conhece Bolsonaro. O homem comum quer, com suor do rosto, prover o sustento da família. Ele não quer esmola. E essa visão é vocalizada pela direita.”

Sobre Lula, Marinho afirmou que seu governo busca apenas a perpetuação no poder. “E vale tudo para isso, inclusive quebrar o país. A visão que Lula tem do Brasil é uma coisa que eu repugno. A forma como ele encara a nossa economia está na contramão do que é razoável.”

O senador também atacou os ministros Carlos Lupi (Previdência) e Luiz Marinho (Trabalho), chamando-os de “terraplanistas”. “Nos acusam de terraplanistas, mas terraplanista é o ministro da Previdência, que diz que não há déficit previdenciário, e o ministro do Trabalho, que quer colocar todo mundo de aplicativo em um sindicato.”

“Parece que esse pessoal não evoluiu no tempo. O muro de Berlim caiu na década de 1980, mas eles ainda estão com a cabeça lá atrás.”