A Prefeitura de São Paulo entregou, no domingo (21), um lote com 500 novos ônibus elétricos destinados ao sistema municipal de transporte coletivo. Com a incorporação dos veículos, a frota elétrica da capital paulista alcança 1.759 unidades, segundo a administração municipal.
Para marcar a entrega, a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) posicionou os 500 ônibus em um trecho de mais de 7 quilômetros da Marginal Tietê. De acordo com o prefeito, a ampliação da frota permitirá a redução do consumo de 20 milhões de litros de óleo diesel por ano.

“Isso mostra a importância da entrega de hoje e o quanto ela contribui para a redução de doenças cardiorrespiratórias e para a melhoria da qualidade do ar. Estamos acelerando a transição energética da maior cidade do país e consolidando uma política pública que já é referência nacional e internacional”, afirmou Nunes.
Segundo a prefeitura, os novos ônibus evitarão anualmente a emissão de mais de 45 mil toneladas de dióxido de carbono (CO₂), além de reduzir a liberação de 110,6 toneladas de óxidos de nitrogênio (NOx) e 0,9257 tonelada de material particulado.
A frota elétrica da cidade é composta por 1.570 ônibus movidos a bateria e 189 trólebus. Em operação, o conjunto deixa de emitir cerca de 130 mil toneladas de CO₂ por ano e reduz o consumo de aproximadamente 57 milhões de litros de diesel no mesmo período, conforme dados divulgados pela administração municipal.




