Trump ameaça retomar ataques americanos ao Irã

As declarações de Trump ocorrem em meio a negociações de paz.


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou neste domingo (21) retomar os ataques contra o Irã, enquanto o vice-presidente norte-americano J. D. Vance participava das primeiras negociações com autoridades iranianas após um acordo de paz provisório na semana passada. O encontro ocorreu em meio a novas tensões envolvendo o Estreito de Ormuz, que Teerã anunciou ter fechado novamente no sábado (20).

As conversas, realizadas no resort de Bürgenstock, na Suíça, sob mediação do Catar, foram baseadas em um memorando de entendimento firmado na semana anterior. O acordo previa a reabertura do Estreito de Ormuz e a suspensão das hostilidades mútuas, incluindo os confrontos no Líbano, onde Israel iniciou uma ofensiva em março.

O Irã, porém, afirmou que Washington não cumpriu o compromisso de interromper os combates israelenses no Líbano e declarou que o Estreito de Ormuz permaneceria fechado. Teerã também informou que as negociações deste domingo não envolveriam temas considerados centrais, como o programa nuclear iraniano.

“Se o Irã não impedir imediatamente que seus representantes no Líbano causem problemas, atingiremos o país com muita força novamente, assim como fizemos na semana passada, só que com mais intensidade”, afirmou Trump em uma publicação nas redes sociais. A declaração foi uma referência ao grupo Hezbollah, aliado do Irã no Líbano.

Em entrevista à emissora Fox News, Trump também afirmou ter alertado autoridades iranianas de que o fechamento do estreito poderia levar a consequências severas, incluindo uma possível intervenção dos Estados Unidos na importante rota marítima, por onde passa cerca de 20% de todo o petróleo comercializado no mundo.

Durante as negociações na Suíça, Vance afirmou que houve avanços para encerrar os conflitos no Líbano e disse que Trump pediu uma mudança na relação entre Washington e Teerã. “O presidente [Trump] nos pediu para abrir uma nova página e transformar nossa relação com o povo do Irã”, declarou.

O encontro não contou com uma cerimônia pública ou registro conjunto entre os representantes dos dois países. O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, esteve brevemente no local e cumprimentou o primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, um dos mediadores, mas não teve interação com Vance.

O Irã justificou o novo fechamento do Estreito de Ormuz pela continuidade dos combates no Líbano, apesar do anúncio de um cessar-fogo na sexta-feira (19). Autoridades norte-americanas contestaram que a passagem estivesse completamente bloqueada, mas dados de navegação indicaram uma forte redução no tráfego de embarcações nas últimas 24 horas.

Segundo uma fonte militar citada pela agência iraniana Fars, novas autorizações para a passagem de navios não estavam sendo emitidas até novo aviso. O Irã afirmou que uma nova etapa das negociações, incluindo discussões sobre seu programa nuclear, só poderá ocorrer após o fim dos confrontos no Líbano e a garantia de benefícios econômicos.