Hoje será o dia mais curto do ano; inicia-se o inverno

Hoje começa o inverno no Hemisfério Sul e o verão no Hemisfério Norte.


Este domingo (21) marca o dia mais longo do ano no Hemisfério Norte, durante o solstício de verão, que assinala o início do verão astronômico ao norte do Equador. No Hemisfério Sul, ocorre o oposto: é o dia mais curto do ano e tem início o inverno.

Na cidade de São Paulo, o sol nasceu às 06h48 e se porá às 17h29. As temperaturas previstas para este primeiro dia de inverno na capital variam entre 12°C e 20°C.

A palavra “solstício” tem origem no latim “sol” e “stitium”, associado a “pausa” ou “parada”. O fenômeno ocorre quando a inclinação da Terra faz com que um dos hemisférios receba a maior incidência de luz solar do ano, produzindo a maior diferença entre a duração do dia e da noite.

Desde a Antiguidade, os solstícios são celebrados em diferentes culturas, incluindo festivais na Suécia e monumentos como Stonehenge, na Inglaterra, alinhados à trajetória solar nesses eventos.

Já os equinócios ocorrem quando a inclinação terrestre não favorece nenhum hemisfério, fazendo com que ambos recebam luz solar de forma semelhante. A palavra vem do latim “aequus” (igual) e “nox” (noite), referindo-se à duração aproximadamente equivalente entre dia e noite. O equinócio de outono no Hemisfério Norte ocorre entre 21 e 24 de setembro, enquanto o de primavera ocorre entre 19 e 21 de março.